Paulistanos trocam carro por bicicleta e economizam tempo e dinheiro

Ciclistas esperam que motoristas aceitem a bicicleta como transporte.
SP tem 30 km de ciclofaixa e outros 37 km de ciclovias.

Alguns paulistanos encontraram na bicicleta uma opção para se locomover na cidade. Algumas ONGs que incentivam o uso de bikes estimam que 250 mil pessoas utilizem esse meio de transporte na capital. Ricardo Santos e Wagner Carvalho estão em busca de mais espaço e respeito aos ciclistas que usam as bikes como meio de transporte. Eles fazem parte de outro nível de pessoas: aquelas que se livraram do carro completamente.

“O trânsito é realmente caótico em São Paulo, mas as pessoas vão se acostumando e quanto mais pessoas andarem de bike mais os motoristas sentem a presença dos ciclistas e vão se acostumando. Vão sabendo que existem ciclistas e ao poucos respeitando mais”, acredita Wagner.

Ricardo é publicitário e vai e volta do trabalho todos os dias de bicicleta. “O mesmo caminho que hoje faço de bicicleta era o que eu fazia de carro. No percurso existem algumas casas que eu nunca tinha visto quando eu andava no meu veículo. Agora, de uma maneira ou de outra, faço um exerciciozinho. O que me deixa um pouco mais em forma”, conta ele.

O trajeto de 3 km é feito em 15 minutos. Antes, quando ia de carro, demorava quase uma hora. A mudança também mexeu com o bolso do publicitário. “Com carro, IPVA, seguro, garagem do prédio alugada, estacionamento no escritório, manutenção, gasolina, fora o dinheiro do carro que eu poderia deixar aplicado rendendo. [A economia] Está mais ou menos R$ 500 a R$ 600 reais por mês.”

Wagner é dono de um café e usa a bicicleta o dia todo. “Graças a Deus meu carro quebrou. Eu tive que achar uma alternativa e a alternativa foi muito boa: comecei a usar a bike. Faço mais compras, mas agora em menor quantidade para eu poder levar de bike e é fantástico”, diz.

As pessoas estranham os ciclistas quando transitam na rua. “Hoje em dia, a cultura no Brasil é que quem anda de bicicleta ou é pobre ou é excêntrico. Então, é procurando ser diferente, mas acho que as pessoas estão se conscientizando mais, o trânsito está muito ruim”, diz Wagner.

video aqui: http://g1.globo.com/sao-paulo/respirar/noticia/2011/05/paulistanos-trocam-carro-por-bicicleta-e-economizam-tempo-e-dinheiro.html

Esse post foi publicado em Ação, bikes e pessoas/bikes and people, Clipping e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Paulistanos trocam carro por bicicleta e economizam tempo e dinheiro

  1. aí sim heim fellas…..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s