Lucy Skywalker: Restauração parte II

Agora resolvi reforma-la mais uma vez (espero que a última). Quando comecei a tirar a tinta me deparei com um problema comum e muito chato de resolver.

O canote estava preso ao quadro e não saia nem com reza brava. O que ocorre é a chamada solda por corrosão galvânica quando dois materiais diferentes (no caso o alumínio do canote e o Cromolly do quadro) sofrem corrosão havendo uma troca de particulas por condução elétrica soldando um ao outro. Por isso sempre odiei física e química. Madafacas….

Dependendo do tempo de contato dos materiais, mais profunda é essa solda, ficando mais dificil de separá-los.

Minha primeira tentativa de remoção do canote logicamente foi com a mão e obviamente nem se moveu. Então coloquei o quadro no torno, retirei o selim e com um grifo pensei que resolveria o problema. Também não se moveu, nem um milímetro. Daí pra frente foi uma lata de WD e nada. Por fim, sem mais nenhuma paciência e como nada adiantava, fiz um furo no canote e coloquei uma barra de ferro para dar mais sustentação no torno na hora de girar o quadro. Pior idéia que poderia ter tido. Resultado: Canote quebrado bem na base junto ao quadro.

Resolvi pedir ajuda ao Sheldon Brown e descobri que poeria ter tentado esquentar o canote com um massarico e em seguida tentar removê-lo. Não sei se isso resolveria e nunca vou saber pois do jeito que ficou, esse método ja não era mais uma opção.

Vi que me restava uma única alternativa que é derreter o canote com soda cáustica. A soda age no alumínio fazendo com que ele derreta sem danificar o quadro que é de Cromolly.

Dica: sempre que se deparar com um problema dificil, pesquise várias maneiras de resolver e começe sempre pelo método que se não der certo, te deixe outras opções. Tenha paciência mesmo que leve mais tempo não faça nada sem pensar na consequência.

A essa altura o que me restou foi readquirir a paciência perdida no processo e ter perceverança pois não tinha certeza se isso funcionaria.

Duas semanas e dois potes de soda depois…

…mais ou menos 20 cm. de alumínio derretido dentro do quadro e só restou isso aí na minha mão.

Agora é só tirar o resto de tinta do quadro e garfo e mandar para pintar…

um pouco de pintoff aqui e alí e voilá,

agora é só esperar pra ver o resultado…

Esse post foi publicado em Bikes, Viagens e marcado , . Guardar link permanente.

10 respostas para Lucy Skywalker: Restauração parte II

  1. Claudio disse:

    Trip para o Velódromo do Rio

    Delete a foto do Velódromo do Rio no linka acima.

    A foto é minha e não dei autorização de uso neste site.

    Claudio Lara
    fotógrafo.

  2. André Silva disse:

    Olá também estou com esse problema e depois de tentar de todas as formas retirar o canote de dentro do quadro cheguei até aqui e vou tentar o metodo da soda caustica, tomara que de certo.

  3. André Silva disse:

    Como fazer para que a soda não escorra canote abaixo e fique mais tempo em contato com o canote?? pela foto vi que vc colocou um balde em baixo seria para reaproveitar a solução?

    • Mr. W disse:

      não tem o que fazer, se o seu quadro tiver um furo no final do seat tube, tente tampar com alguma coisa pra nnao vazar. Não tem problema se a soda entrar em contato com o quadro, a nnao ser que ele seja de alumínio tb, se for de aço ou cromoly, não tem problema.

Deixe um comentário